quinta-feira, 29 de setembro de 2011

HIDROCEFALIA

Quando Angelo nasceu e soubemos de todos os problemas como a meningocelle (depois caracterizada como encefalocelle) e que precisaria ser retirada com procedimento cirúrgico, fomos informados também do risco de hidrocefalia que somente poderia ser diagnosticado depois da cirurgia de correção da encefalocelle.

Tratava-se também de um termo novo. Popularmente conhecido como "água na cabeça". Era tudo o que eu sabia sobre a hidrocefalia. Não sabia o que gerou ou as consequências.


Dez dias após a remoção da encefalocelle, a pediatra me informou que seria realmente necessário a colocação da DVP (válvula de derivação) pois a medida do perímetro cefálico do bebê estava cada vez maior.
Com aproximadamente 20 dias de nascido, Angelo sofreu sua segunda cirurgia. A de colocação da válvula para controle do acumulo de liquido cefalorréico na cabeça: hidrocefalia.

Para ficar mais claro segue abaixo um link explicativo com um video sobre o processo de obstrução do canal responsável pela drenagem do liquido cefalorreico que consequentemente gera a hidrocefalia.








4 comentários:

Muriel Cristina disse...

Toda vez que leio suas postagens e vejo como o 'Angel' está cada dia mais lindo, tenho certeza do poder de Deus em nossas vidas...

Fiquem com Deus sempre!

Bzos :D

drika disse...

obrigada Muri =)

Ana Lúcia Góis disse...

No mesmo dia que o biel foi operado, meu pedro tbem colocou a valvula, lembra? Com certeza, nossos filhotes sao guerreiros, pois superou todas as negaçoes dados pela medicina. Um beijo no anjo!

drika disse...

é verdade Ana..me lembro sim do Pedrinho tb sendo operado aquele dia...os medicos podem dar diagnosticos..mas Deus pode dar a cura!