terça-feira, 29 de maio de 2012

De volta ao Hospital - Parte 3

Olá!

Dia 18/04 eu havia escrito sobre as 3 últimas internações do meu pequeno Anjo. Pois bem, no dia 21, novamente, o Anjo foi internado com pneumonia.

Pela manhã, a equipe nos levou para o Hospital Femina. Fizemos alguns exames, e foi confirmado que era pneumonia, fizemos internação imediata. Novamente, o Anjo ficou em tratamento com antibiótico intra-venoso. No primeiro acesso que ele perdeu, eu pedi para que fizessem um acesso central, direto na jugular dele, pois assim seria mais difícil de perder. Este acesso central durou aproximadamente 5 dias (sendo que ele chegava a perder um ou 2 acessos comuns por dia), dando tempo para as veias dele se recuperarem.
Nesta internação, houveram alguns problemas com o hospital e a equipe no geral, vou enumerá-los para ficar mais fácil:

1. A janela do quarto não fechava direito (e dava vista para a Avenida do CPA, então dá pra imaginar a barulheira que era). Pedimos transferência de quarto, mas não conseguimos.

2. Os funcionários, exceto um ou outro, definitivamente não tinham respeito pelo silêncio para descanso do paciente. Por várias vezes, entrava alguém fazendo um barulho totalmente desnecessário, acordando e/ou irritando o paciente.

3. O sistema de alerta de emergência não funcionava, pelo menos não no nosso quarto. O problema disso é que, às vezes, precisávamos de ajuda e para isso tínhamos que ligar no posto. Se não tivesse ninguém no posto, danou-se, pois ninguém sabia que ligou. E, quando o paciente é um bebê, nos momentos que você PRECISA de ajuda, são aqueles que vc não pode parar pra fazer uma ligação...

4. Algumas técnicas de enfermagem eram extremamente descuidadas, não só em atenção (de monitorar medicamentos, soro e etc), como eram estabanadas nos cuidados com o paciente. Derrubavam equipamento (e aí era mais uns 5min até a pessoa correr no posto para pegar outro), machucavam o bebê, entre outras coisas.

5. Este item não é um geral, e sim relatando um acontecimento específico: Na data da nossa saída do hospital, em determinado horário, foi detectado que havia sangue na punção do Angelo. Eu liguei no posto e pedi para que viessem resolver, antes que coagulasse. Passaram-se 25 minutos e nada. Liguei novamente, visivelmente estressado, e falei direto com a enfermeira-chefe. Passaram-se aproximadamente 10 minutos do momento em que eu liguei, e aí a técnica de enfermagem responsável pelo meu filho naquele dia apareceu. Pegou uma seringa e tentou passar água, mas não deu. "Perdeu, né!", disse ela, com a cara mais de joão-sem-braço possível. "Sim, perdeu, se tivesse vindo na hora que eu liguei da primeira vez talvez não tivesse perdido!", eu disse, tentando deixar o mais visível possível minha raiva (que já não era pouca). Então ela foi chamar a enfermeira-chefe e pegar o material pra remover o curativo. Passaram-se 15 minutos e nada. Resolvi remover eu mesmo a punção, já que conheço o procedimento e tinha os materiais necessários. Depois que eu removi, uns 5 minutos depois, apareceu ela pra remover a punção, que já estava toda desmontada. E ainda reclamou, me achou "bravo" (claro que ela não falou isso para mim).

Acho que tudo que tinha pra acontecer aconteceu desta vez. Mas o que importa é que no dia 29 o Anjo voltou pra casa, saudável e feliz. Mas, infelizmente, não demorou muito para piorar novamente.

No dia 3 de maio, ele voltou a apresentar os mesmos sintomas de antes, exceto que desta vez ele não teve vômito em jato. Decidimos esperar a visita médica em casa. A equipe de emergência já havia solicitado alguns exames, uma nova radiografia, um hemograma e outros exames. Fizemos todos, e apresentamos para o médico no dia seguinte. Não teve jeito: Pneumonia novamente. Sentamos para discutir sobre e chegamos à conclusão que o Anjo, nessas últimas internações, desaprendeu a se alimentar via oral, por ausência de seções de Fonoaudiologia. Solução: Passar uma sonda naso-enteral. Além disso, ele receitou 2 antibióticos: Um injetado (10x, 1x/dia) e outro para passar pela sonda.

Após o final do tratamento com os antibióticos, os sintomas do Angelo ainda persistiam. Fizemos uma nova radiografia, e a pneumonia estava piorando. Decidimos levá-lo novamente ao hospital.

Fizemos internação novamente no Jardim Cuiabá, no dia 24 de Maio. Graças a Deus, não houve nenhum problema a ser mencionado como aconteceu naquela internação da Femina, mas mesmo assim o nosso pequeno guerreiro não estava bem. A respiração dele estava muito comprometida, teve várias crises de vômito por secreção. Conversamos com o médico e decidimos colocar um dreno no tórax do pequeno.

Ele fez a inserção do dreno ontem pela manhã e foi transferido para a UTI, até hoje às 7 da noite haviam sido drenados 110ml de líquido do pulmão dele. Ele apresentou uma melhora imensa de ontem de manhã para agora. Estamos aguardando ansiosamente seu retorno para casa para fazermos um intensivo de Fono com ele!

Peço desculpas pelo post estar sem fotos no momento, vou deixar esse trabalho para minha esposa, mas já quero publicar o texto para que vocês se atualizem do estado dele. Cheguei não faz muito tempo de mais um dia cuidando dele, e vou tentar dormir para assumir os cuidados dele amanhã pela manhã novamente!

Um abraço a todos, e fiquem com DEUS!

Um comentário:

Ricco disse...

Eu ia dizer pra levar ele no Jardim Cuiabá... mas afinal decidiram por fazer isso, estou rezando pela melhora dele e pela recuperação definitiva, mas tenho certeza que agora ele está em boas mãos. Abraços e Deus proteja nosso ANJO!!!